terça-feira, 14 de agosto de 2007

a Barreta

É conhecido o estado de degradação e descaracterização, da Barreta, acentuada e em crescendo nestes últimos anos.

A Câmara Municipal é a responsável pela situação a que se chegou. Mas não a única.

Também os olhanenses, as organizações e associações cívicas de Olhão tem a sua quota parte de responsabilidades, pelo silêncio e alheamento ao evoluir do arruinamento do ex-líbris do concelho. Silêncio passível de ser legitimamente interpretado como paga de algum subsídio.

Contra esta maré a APOS preparou um Projecto para a Requalificação da Barreta, e desenvolveu nos últimos tempos um processo de arregimentação e mobilização de forças para, sob os auspícios da CM, poder andar.

A CM, pelo seu presidente e de forma, ao que tudo indica, atabalhoada faltou a uma reunião decisiva e em golpe de magia anuncia que tem também um projecto mais vasto e ambicioso. Talvez, suspeito eu, como aquele, há anos mas já com o Francisco Leal, de a CM oferecer baldes de tinta branca.

Há prazos, há condições a preencher, forças e organizações a emparceirar para apresentar candidatura a fundos, mas e sobretudo para a mobilização dos olhanenses na participação do debate que um projecto como este de recuperar a zona mais característica e personalizante de Olhão, tem que ter.

Os olhanenses não podem repetir com a abstenção neste assunto, como fazem com a olímpica abstenção nas eleições autárquicas, o que quer dizer: mais do mesmo.



__________

para seguir :

- comunicado da APOS

- correspondência da APOS

- Projecto da APOS

Nenhum comentário: